19/08/2019 14:18
Por: SESCONAM

Governo do RS, Assembleia Legislativa e Sescon promovem debate sobre Reforma Tributária.

Presidente da Fenacon e os deputados federais Baleia Rossi e Aguinaldo Ribeiro estarão presentes


O tema reforma tributária é a pauta da vez em todo o país. E para proporcionar o debate sobre o tema que pode impactar na economia, o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa e o SESCON-RS, com apoio do Sistema Ocergs e da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) vão promover o Painel Reforma Tributária – Proposições, no dia 29 de agosto na Expointer. Protagonistas nacionais sobre o assunto estarão presentes em Esteio-RS para se reunirem com lideranças governamentais, empresariais e do agronegócio gaúcho.

Os deputados federais Baleia Rossi (MDB-SP), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e o Presidente da Federação Nacional das Empresas Contábeis (FENACON), Sérgio Aprobbato Machado Jr., foram convidados. Eles vão se juntar a um grupo de líderes locais, como o Secretário Estadual da Agricultura, Covatti Filho, o Secretário Estadual da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, o líder do Governo na Assembleia, Frederico Antunes, o ex-Governador, Germano Rigotto, e o Presidente do SESCON-RS, Célio Levandovski. “São muitos os problemas, distorções e as burocracias sem fim, que sobrecarregam os menos favorecidos e representam um grave entrave às empresas, especialmente aos pequenos empreendedores. A reforma tributária tão esperada por todos, precisa reformular toda a mentalidade do nosso sistema, tornando-o mais justo, menos regressivo, mais progressivo e mais neutro”, comenta Frederico Antunes.

DE BAIXO PARA CIMA – Para o SESCON-RS, a reforma é a saída para que o país volte a crescer e venha diminuir índices insatisfatórios, como os de desemprego e geração de renda. “A unificação de tributos, com a criação do chamado Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) na PEC 45, desburocratizaria muitos processos e acabaria com a guerra fiscal, visto que reuniria numa só alíquota impostos como o IPI, Cofins, PIS, ICMS e ISS. Mas precisamos pensar numa reforma que venha de baixo para cima, pensando primeiro nos municípios, depois nos Estados para, por fim, chegar no Governo Federal”, afirma Célio Levandovski. Segundo ele, é preciso simplificar a apuração dos impostos e acabar com a indústria das multas, além de buscar segurança jurídica para formatar preço justo dos serviços prestados pelas empresas.

Trazer o tema para dentro de um dos maiores eventos do agronegócio sulamericano demonstra a importância da Expointer como canal para os grandes e amplos debates. “A reforma tributária é de suma importância para a retomada do crescimento da economia brasileira, por isso julgamos muito importante discutir este assunto na Expointer, um espaço que reúne o melhor da nossa agropecuária, que responde a 40% do PIB gaúcho”, afirma Covatti Filho.

EVENTO GRATUITO – O Painel Reforma Tributária – Proposições inicia às 9h, na Casa da Ocergs no Parque de Exposições Assis Brasil. O evento é gratuito e aberto ao público geral, porém com inscrições limitadas. Mais informações pelo email eventos@sesconrs.com.br


Fonte: Fenacon

e-mail:
sesconam@fenacon.org.br

Rua Maria Quitéria (antiga Rua 09), nº 324, Conjunto Castelo Branco, Parque Dez de Novembro.
CEP 69.055-270. Próximo ao Banco do Brasil do Parque Dez, Manaus - AM
Tel: (92) 3234-1909 | (92) 3304-1257

 Developed by