22/09/2020 07:52
Por: SESCONAM

Documentário mostra rotina da profissão de contador.

Com o passar de 75 anos muita coisa mudou na profissão.

O dia 22 de setembro foi escolhido para ser o Dia do Contador por ter sido criado nesta data o primeiro Curso de Ciências Contábeis do Brasil, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A criação ocorreu com a assinatura do Decreto-lei nº 7.988, em 22 de setembro de 1945, do então presidente Getúlio Vargas.

Com o passar de 75 anos muita coisa mudou na profissão. Os guarda-livros viraram contadores, as máquinas de escrever foram substituídas por computadores e os pequenos escritórios viraram empresas.

Sendo o responsável pela saúde financeira tanto do setor público quanto do privado, o contador está diretamente ao desenvolvimento do nosso país. É uma profissão que exige muita responsabilidade, enfrentam muitas dificuldades, muitos os compromissos e nem sempre os clientes reconhecem o esforço. No entanto, isso não desencoraja os contadores, que por meio das entidades de classe buscam sempre a valorização da profissão.

Prova disso é que o mercado está em constante crescimento, exigindo profissionais formados e cada vez mais capacitados para melhor atender seus clientes.

Fazendo uma alusão ao programa Profissão Repórter, o videodocumentário "Profissão Contador", produzido pelo jornalista Wagner Dias, mostra um pouco da rotina de três profissionais que atuam na área. Um empresário que também é professor universitário, uma profissional formada que lidera uma equipe na empresa onde atua e um estudante universitário que já atua na área.

"O lançamento do videodocumentário ocorre propositalmente no dia 22 de setembro, como uma forma de homenagear todos os contadores, em especial aos amigos que possuo nessa classe, com os quais aprendi a importância da profissão", destaca o jornalista.

Este material foi produzido antes do período da Pandemia quando a rotina das empresas e das universidades era diferente do que ocorre atualmente e está sendo lançado propositalmente no dia 22 de setembro como uma homenagem


Fonte: Fenacon

e-mail:
sesconam@fenacon.org.br

Rua Maria Quitéria (antiga Rua 09), nº 324, Conjunto Castelo Branco, Parque Dez de Novembro.
CEP 69.055-270. Próximo ao Banco do Brasil do Parque Dez, Manaus - AM
Tel: (92) 3234-1909 | (92) 3304-1257

 Developed by