15/02/2022 15:07
Por: SESCONAM

CURSO E SOCIAL COMPLETO DO BÁSICO AO AVANÇADO - PRÁTICO

VEM AI O CURSO COM O TEMA: E SOCIAL COMPLETO DO BÁSICO AO AVANÇADO – PRÁTICO
(com a utilização do Sistema de Folha de Pagamento)

O CURSO ACONTECERÁ ON LINE E AO VIVO PELA PLATAFORMA ZOOM

DIA 15/03/2022 – DAS 8H30 ÀS 17H30 HS

INVESTIMENTO:
ASSOCIADO DO SESCON AM: R$ 200,00
NÃO ASSOCIADO: R$ 400,00
Forma de pagamento: Boleto ou PIX - PIX do SESCON - CNPJ 04626682000101 - Pagamento no cartão consultar antes.
ATENÇÃO: O curso será gravado e ficará disponível por mais 15 dias após a data do curso.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: (92) 98446-3771 / 3234-1909 - sesconam@fenacon.org.br

OBJETIVO:
Orientar sobre o sistema e Social instituído pelo Decreto nº 8.373/2014 como ferramenta de controle do cumprimento das obrigações trabalhistas, previdenciárias, contábeis e fiscais pelos empregadores/contribuintes; estudar os pontos impactantes da legislação, que são informados no e Social, preparando as empresas para transmitir e manter as informações armazenadas corretamente; revisar os procedimentos praticados em sua empresa para extinguir eventuais erros no cumprimento das obrigações acessórias das áreas trabalhista, previdenciária, de segurança e medicina ocupacional, contábil e fiscal; conhecer as regras legais e operacionais para gerar as informações de acordo com o Manual de Orientação Versão 1.0 do e Social a serem transmitidas, eliminando ou reduzindo passivos trabalhistas e fiscais.

PUBLICO ALVO:
Sócios de empresas, advogados, auditores internos e externos, contabilistas, gerentes de recursos humanos, profissionais da área de TI, administradores de pessoal, gerentes administrativos, financeiros, engenheiro e técnicos de segurança do trabalho, médicos do trabalho, consultores, chefes e analistas e auxiliares de pessoal e de RH e demais profissionais interessados e/ou relacionados com as rotinas das áreas trabalhista, previdenciária, fiscal e contábil.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
01 - Do sistema e Social – introdução
- fundamentos legais
- conceito do e Social
- objetivos do sistema e as regras gerais para sua implantação
- características técnicas do sistema
- cronograma oficial de implantação do e Social
02 - Da transmissão dos arquivos
- tipos de arquivos do eSocial
- forma de transmissão dos arquivos: via web de conexão webservice no ambiente nacional do eSocial, com protocolo de recebimento; sequenciamento lógico da transmissão de arquivos ou aplicativo simplificado via web internet para contribuintes de pequeno porte
- sequência lógica de transmissão para qualificação e validação dos arquivos
- prazos de transmissão
- arquivo único para cada evento trabalhista
- formação da base de dados denominada Registro de Eventos Trabalhistas (RET)
- validação dos arquivos pelo RET no momento da transmissão
- orientações das rotinas gerais e cautelas indispensáveis para implantação do sistema
03 - Obrigações acessórias que serão substituídas e simplificadas gradualmente
- livro/ficha de registro de empregado
- folha de pagamento
- CAGED; RAIS; DIRF; MANAD E GFIP/SEFIP
- Comunicação de acidente de trabalho (CAT)
- Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)
- comunicação do seguro desemprego
- substituição gradual da GPS por DARF
04 - Identificadores dos empregadores e trabalhadores
- os empregadores serão identificados por CNPJ para o Pessoa Jurídica e para Pessoa Física pelo CPF e CAEPF
- extinção da matrícula CEI e substituição substituída pelo CAEPF, número sequencial acoplado ao CPF
- extinção da matrícula CEI de obras de construção civil e substituição pelo CNO
- Os trabalhadores serão identificados obrigatoriamente pelo cruzamento do CPF x NIS (NIT,PIS/PASEP)
- consistência do par “CPF x NIS” com o CNIS e a inconsistência gerará recusa no recebimento da informação
- necessidade de atualização e qualificação cadastral dos trabalhadores
05 - Classificação dos arquivos que compõe a RET
- arquivos de eventos iniciais
- arquivos de tabelas
- arquivos de eventos não periódicos
- arquivos de eventos periódicos
06 - Estudo detalhado das informações constantes no leiaute dos arquivos e análise dos seus impactos nas rotinas do empregador/contribuinte
- Eventos iniciais para formação da RET - informações do empregador/contribuinte (Arquivo S-1000)
- cadastro das tabelas que representam estrutura administrativa e operacional da empresa (arquivos S-1005 a S-1080) e cadastro dos trabalhadores (S-2100 e S-2300)
- Eventos não periódicos (arquivos S-2190 a S-5012): admissão, alteração cadastral e contratual, acidente de trabalho e doença, salário maternidade, insalubridade, periculosidade, aposentadoria especial, ASO, transferência de empregados, férias, aviso prévio, rescisão, reintegração, entre outros
- Eventos periódicos (arquivos S-1200 a S-1300): remuneração dos trabalhadores, pagamento de rendimento do trabalho, aquisição e comercialização de produção rural, fechamento e reabertura dos eventos, contribuições sindicais, entre outros
- Anexo III - tabelas 1 a 29
07 - Definição do plano de ação para implementação do e Social na empresa
08 - Penalidades
09 - DCTF - Previdenciária - geração do DARF - considerações gerais
10 - Expectativas

FACILITADOR: JOSE ALFREDO DO PRADO JUNIOR
Advogado, professor, consultor, diretor executivo da empresa Prado Treinamento Profissional, pós-graduando em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela UNICURITBA, especialista na área trabalhista e previdenciária com experiência de mais de 10 anos.
Atuação permanente como professor, promovendo o desenvolvimento e a qualificação de profissionais ligados às áreas de Contabilidade, Recursos Humanos e Administração de Pessoal, através de cursos presenciais abertos e In Company, palestras e seminários em empresas privadas, consultorias empresarias, e entidades como os CRC – Conselho


INFORMAÇÕES

01 CURSO AO VIVO
O curso será transmitido por videoconferência pela Plataforma ZOOM, em tempo real, na data e horário agendado.

1.1 PARA O ACOMPANHAMENTO DO CURSO
Orientamos que no dia do curso o participante escolha um lugar com bom sinal de internet (preferencialmente via cabo) e silencioso para que possa participar sem interrupções. Ao iniciar o curso os microfones ficam abertos para perguntas e dúvidas junto ao professor, pedimos que se possível deixar a câmera ligada durante a aula.
A sala de aula virtual estará aberta meia hora antes do horário agendado para que o participante possa entrar para conhecer o sistema. Não esquecer de habilitar o áudio quando solicitado para ter acesso ao som do curso.
Na metade do curso, ou de acordo com a apresentação do tema pelo professor, faremos um intervalo de 10 minutos.
Atenção: Será permitido apenas um cadastro e acesso na sala virtual por participante inscrito e pago. Caso seja constatado o compartilhamento do acesso ao curso o participante poderá ser retirado da sala virtual.

1.2 MATERIAL
A apostila, os slides (quando liberados pelo professor) e o link para acesso ao curso serão enviados por e-mail no dia anterior ao curso confirmado.

1.3 TROCA DE PARTICIPANTE
Caso o aluno não possa participar no dia, ele poderá indicar outra pessoa, desde que seja informado pelo e-mail sesconam@fenacon.org.br ou whatsapp (92) 98446-3771 com até 24 horas de antecedência da data do curso.

1.4 CHAT
No curso o professor irá abordar o tema conforme o conteúdo programático, fazendo aberturas para perguntas. O participante poderá registrar sua dúvida no chat ou utilizar o microfone, e será respondida na sequência ou ao final do curso.

1.5 CERTIFICADO
Será enviado por e-mail em até 07 (sete) dias uteis após a realização do curso, para o aluno que tenha atingido frequência de no mínimo 75% da aula ao vivo.
Somente será emitido o certificado para o participante informado no processo de inscrição e identificado no chat na sala de aula ao vivo (colocar o nome completo quando solicitado pelo professor).

1.6 REPLAY
O participante que não conseguir assistir o curso on line ao vivo na data e horário da transmissão, poderá solicitar o acesso ao vídeo da aula pelo e-mail sesconam@fenacon.org.br , informando o seu nome completo. O vídeo com a aula gravada ficara disponível para o acesso por um período de 15 (quinze) dias após a data da realização curso, limitado a dois acessos neste período pelo participante.

e-mail:
sesconam@fenacon.org.br

Avenida Djalma Batista, nº 3.000, Sala 23, Condomínio Amazonas Flat
Bairro Parque 10 de Novembro, CEP 69055-038 – Manaus/AM.
Ponto de referência: em frente ao semáforo da Av. Djalma Batista com a Av. Pedro Teixeira
Tel: (92) 3234-1909 | (92) 3304-1257 / 98446-3771

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